Yoga e a Macrobiótica
Como profissional de educação física, o culto do corpo e a superação das suas capacidades nas suas variadas vertentes fazem parte do meu trabalho. O ser humano fascina-me e estudar as suas "diferentes" componentes/ partes ao longo dos anos fez-me procurar caminhos para além dos resultados de um corpo atlético, dito "saudável". O estereótipo da sociedade ocidental que vê o exercício como um meio para o corpo perfeito em que são, muitas vezes, apregoadas "receitas" e "atalhos" que põe em causa a saúde, não me servia e procurei, em filosofias orientais, caminhos que trabalham o corpo "de dentro para fora" em que o resultado pode também ser um "corpo perfeito" mas este é apenas a consequência de um trabalho de saúde integral do ser humano.
As escolhas que fazemos diariamente condicionam a nossa saúde e bem-estar. Na busca por caminhos para uma vida mais plena e leve, encontrei vivências e práticas de movimento como Chi Kung, Pilates, vários métodos de Yoga, meditação e de dietas alimentares como o vegetarianismo, a macrobiótica e o veganismo.
A prática de Yoga (no tapete e na vida) foi-se tornando parte da minha rotina diária e vejo-a como uma terapia que mudou a minha vida.
Sinto o Yoga como um caminho de mim para mim.
Yoga deriva da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar".
A filosofia do Yoga visa a união da mente, corpo e espírito conduzindo os seus praticantes a alcançar um equilíbrio e uma consciência mais profunda de si mesmos.
Com o yoga começamos a ver a unidade em todo o universo.
Um dos Yamas (a nossa conduta social): Ahimsa, significa literalmente "não-violência"; não ferir ou mostrar crueldade a qualquer forma de vida. Assim, o cultivo de ahimsa conduz a uma maior gentileza, consideração e amor por todos os seres. A vontade de levar este princípio para fora do tapete levou-me a adotar uma alimentação vegana, mantendo os princípios da Macrobiótica, filosofia que incuto na minha vida desde 2009.
"A Macrobiótica é um modo de vida que orienta as escolhas individuais em alimentação, atividade física e estilo de vida. É um sistema de princípios e práticas que visam o equilíbrio em benefício do corpo, da mente e do planeta. A origem da palavra vem do grego antigo — Macro (grande ou longa) e Bios (vida ou forma de vida)."DEFINIÇÃO DE MACROBIÓTICA - Acordada na Conferência Internacional de Macrobiótica, realizada em Berlim, por 45 professores de Macrobiótica de diversos países. - 9 de Novembro de 2017
Comendo e vivendo de forma consciente e natural, tendo em conta o ecossistema, os ciclos da natureza, ingerindo alimentos maioritariamente locais e respeitando a sazonalidade, vamos de encontro a uma vida íntegra respeitando o nosso lugar no mundo e a nossa condição e constituição.
Despertei para a noção de que cada ação que tomamos tem um impacto na “casa” em que vivemos e nas várias camadas do nosso ser.
Convido-te a olhar, bem para dentro de ti e a despir os véus e máscaras que te impõem (e que tu próprio impões por limitações que acreditas serem necessárias).
Desapega-te do que não te nutre.
Despe-te de ego, das convenções sociais e crenças, encontra-te e vê-te.
Permite-te SER.
Sabendo os desafios que traz, ressalvando que é mais fácil seguir o que já foi feito no mundo, fazer a caminhada única que é a nossa é, em si, um ato heróico. A tua forma única de ser acrescenta ao mundo.
Sendo “apenas” uma gota no oceano, que seja uma gota ímpar e que te caraterize, para que, gota a gota, cada um vá contribuindo para um mundo melhor. Partilhando a mensagem e sabedoria da natureza com a humanidade caminhamos para um mundo mais consciente, equilibrado e feliz!
Que a liberdade seja sempre a tua escolha e que a luz esteja presente no teu caminho.
Lokah samastah sukhino bhavantu
ॐ OM Shanti Shanti Shanti
Namastê